top of page
Buscar

Genial/Quaest: Lula lidera em todos os cenários de primeiro turno; Flávio é 2º

  • Foto do escritor: davi medrs
    davi medrs
  • 14 de jan.
  • 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece à frente em todos os cenários de primeiro turno caso as eleições presidenciais fossem realizadas hoje, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (14). As intenções de voto em Lula variam entre 36% e 39%, a depender da configuração dos adversários. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ocupa a segunda colocação em todos os cenários em que foi incluído, com percentuais que oscilam entre 23% e 32%.


O levantamento simulou diferentes cenários eleitorais estimulados, considerando possíveis candidaturas de governadores identificados com a direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR). Ao todo, foram analisados sete cenários, sendo que seis deles incluem Flávio Bolsonaro. Em todos, o senador aparece atrás apenas do atual presidente.

No primeiro cenário testado, Lula registra 36% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 23%, Tarcísio de Freitas, com 9%, e Ratinho Jr., com 7%. Na rodada anterior da pesquisa, divulgada em 16 de dezembro, Lula tinha 41%, enquanto Flávio mantinha os mesmos 23% e Ratinho aparecia com 13%.


Em outra simulação, que inclui simultaneamente Flávio Bolsonaro, Ratinho Jr., Ronaldo Caiado e Romeu Zema, Lula aparece com 35% das intenções de voto. Flávio soma 26%, Ratinho 9%, Caiado 4% e Zema 3%.

No único cenário sem Flávio Bolsonaro, mas com a presença de Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC), Lula lidera com 39%, seguido por Tarcísio, com 27%. Caiado aparece com 5%, Renan Santos com 4% e Aldo Rebelo com 3%.


A pesquisa também testou outras combinações mantendo Flávio Bolsonaro como candidato, variando os demais nomes da direita. No cenário em que Lula enfrenta Flávio (23%), Tarcísio (14%), Renan Santos (2%) e Aldo Rebelo (2%), o presidente atinge seu maior percentual, com 40%. Quando Tarcísio é substituído por Ratinho Jr., Lula aparece com 37%, Flávio com 28%, Ratinho com 11%, Renan com 2% e Aldo com 2%.


Em simulações contra Romeu Zema, Lula registra 39% das intenções de voto, enquanto Flávio alcança 32% e Zema, 5%. Já no cenário com Ronaldo Caiado, o presidente aparece com 38%, Flávio com 31% e o governador de Goiás com 5%.


A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00835/2026.


 
 
 

Comentários


bottom of page